PATRICK
LEONARD
BIOGRAFIA
Patrick Leonard, flautista e saxofonista, começou a estudar piano aos seis anos de idade. “Aos 8, preferi me afastar da música e só recomecei aos 20, tocando gaita, intuitivamente. Foi aos 24 que comecei a estudar de verdade.”
Tão “de verdade” que a lista do que estudou e dos professores que teve é grande: Começou com a gaita em 2004. Em 2009, passou a estudar flauta transversal, com Fernando Trocado. Na mesma época assistiu aulas de percepção e teoria musical, no curso Cenart.
Ainda em 2009, passou a frequentar aulas na Escola Portátil de Música, oficina de choro realizada pelo Instituto Casa do Choro na UNIRIO, onde estudou flauta transversal com Antônio Rocha, Leonardo Miranda e Naomi Kumamoto até 2012. Também assistiu aulas de harmonia, leitura e percepção musical com a professora Bia Paes Leme e Pedro Aragão, além de oficinas com Luciana Rabello, Pedro Amorim, Cristovão Bastos e Mauricio Carrilho.
Neste meio tempo, teve aulas na escola de música Canto pra Viver, de harmonia, percepção e teoria musical, com o professor Mário Pedro e de percussão na oficina Tambor Carioca, da escola Maracatu Brasil, com mestre de bateria Odilon e Sérgio Conforti.
Entre 2011 e 2014, Patrick Leonard ainda teve aulas com Dirceu Leite, que foi muito importante na sua formação. Em 2015 voltou a estudar na Escola Portátil, mas agora saxofone, com o professor Rui Alvim. No mesmo ano, harmonia com Wando Carmo e percepção musical no curso Mais que Música. Também estudou com Ivan Meyer, Celso Woltzenlogel e Daniela Spielmann.
Estudou harmonia e improvisação com Anderson Cardoso e se formou pelo curso técnico da EMVL, tendo PC Castilho como professor. Atualmente, cursou Licenciatura em Música pela Universidade Claretiano e possui uma Pós graduação em Estilos, harmonia e improvisação para instrumentos da família das madeira pela FACEC.
Seu Repertório inspira-se principalmente na música brasileira, sempre com clara versatilidade e criatividade. Além de seu trabalho solo, acompanha artistas e grupos, se apresenta em casamentos, festas e eventos em geral.
Se apresenta nas melhores casas do circuito carioca de samba de raiz através da formação que acompanha grandes artistas da nova cena musical do RJ em seus shows, além de fazer parte do projeto social Cultura de Direito para Todos, realizado pela prefeitura de Maricá, ministrando oficinas de saxofone, gaita e flauta.